sábado, 27 de setembro de 2008

Emergentes emitem "mais da metade" de CO2

Os países em desenvolvimento respondem atualmente por mais da metade das emissões de carbono do mundo, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira pelo consórcio Global Carbon Project (GCP). De acordo com o relatório Carbon Budget and Trends 2007 (Orçamento do carbono e tendências), até 2005 os países ricos eram os responsáveis pela maior parte das emissões de dióxido de carbono produzidas pelo homem. "Hoje, os países em desenvolvimento respondem por 53% do total", dizem os cientistas. Segundo o relatório, o maior aumento das emissões veio de países como China e Índia.

Em 2006, a China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior emissor mundial de carbono. E a Índia poderá se tornar em breve o quarto maior emissor ao passar a Rússia, afirma o relatório do GCP. O estudo aponta que as emissões de carbono contabilizaram 10 bilhões de toneladas em 2007. Sozinha, a queima de combustíveis fósseis respondeu por 8,5 bilhões de toneladas e o restante foi proveniente do uso inadequado da terra, principalmente do desmatamento.

O trabalho, assinado por oito cientistas, também concluiu que as emissões oriundas da queima dos combustíveis fósseis nos últimos sete anos são quatro vezes maiores do que as da década passada. A devastação das florestas tropicais provocou emissões de 1,5 bilhão de toneladas de carbono no ano passado. América Latina e Ásia responderam por 600 milhões de toneladas e a África por 300 milhões.


Fonte:
Site G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...