quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Notícia: Livro relata os impactos sociais e ambientais do Carvão na Região de Criciúma



Memória e Cultura do Carvão em SC: Impactos Sociais e Ambientais” é o título do livro "que foi lançado no último mês na Unesc. A obra traz estudos e pesquisas sobre os impactos sociais e ambientais provocados pela indústria carbonífera catarinense durante o século 20.


A publicação foi organizada pelo Grupo de Pesquisa Memória e Cultura do Carvão em Santa Catarina, tendo como organizador o professor Carlos Renato Carola. Além de apresentar resultados de pesquisas dos integrantes do Grupo, a obra traz detalhes de trabalhos de outros pesquisadores da Unesc e convidados, como da UFRGS e do Centro de Tecnologia Mineral/RJ.

De um modo geral, são pesquisas que refletem estudos de diversas áreas do conhecimento, expressando diferentes e divergentes visões sobre o tema. O livro é uma publicação da Edunisc (Editora da Unisc).

Sobre o livro

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira se apresentam textos que evidenciam estudos e diagnósticos da degradação ambiental. Na segunda parte se encontram textos que mostram relatos de memórias, experiências de vida e contradições sociais do progresso do carvão. O terceiro capítulo contém estudos sobre a estrutura de produção, exploração e transportes, que foi construída para viabilizar o desenvolvimento e crescimento da indústria carbonífera. Por fim são apresentadas pesquisas sobre efeitos de atividades da indústria de mineração em outros estados e a visão do movimento ambientalista na região Sul de Santa Catarina sobre os danos ambientais provocados pela indústria do carvão mineral.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...