quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Gatos: Um estranho no ninho!


“Mãe comprei um gato. Achei tão fofinho que não resisti.” Ou, como no meu caso, ao chegar em casa encontrei uma bolinha de pelo na minha cama, me olhando com cara de ‘quero colo’. Antes de comprar um bichinho, devemos pensar em tudo: se temos condições de criá-lo (tanto espaço físico quanto a questão financeira, pois requer gastos com alimentação e cuidados com a saúde). Outra dica é a posse responsável, adotando bichinhos em abrigos ou até mesmo da rua, não esquecendo de levá-lo num veterinário.


ALIMENTAÇÃO
Eles são muito seletivos, chegando até mesmo a “escolher” qual ração consumirão. Gatos são super seletivos quanto à alimentação. Tente continuar oferecendo a mesma ração que o seu filhote já comia anteriormente. Depois você poderá mudar de ração aos poucos para não causar nenhum estresse ao animal. Essa mudança deve ser gradual.

Comece oferecendo em maior quantidade a ração antiga e aos poucos vá aumentando a quantidade da ração nova, até que ofereça apenas à nova. Caso você desconheça a ração que ele comia antes, ofereça a nova ração em pequenas quantidades facilitando dessa forma a adaptação do animal ao novo alimento.

Ao contrário da crença, evite dar leite para seu bichano, pois eles têm intolerância a lactose, o que pode causar uma dor de barriga daquelas! Deixe sempre água fresca a disposição do seu gato e troque essa água regularmente. Gatos gostam de limpeza, por isso mantenha os recipientes de água e comida sempre limpos e longe da liteira.


HIGIENE
Liteira é a caixinha sanitária deles. Liteira é o nome dado à bandeja sanitária do gato, local onde ele fará suas necessidades. Deve ser limpa diariamente. O gato tem o hábito de cavar e esconder seus excrementos, por isso escolha uma caixa de bordas altas e encha a liteira com uma areia sanitária própria para gatos. A areia deve ser substituída em média 3 vezes por semana, mas isso vai depender da qualidade da areia. Existem várias marcas e preços que diferem na capacidade de absorção da areia. Se você tiver mais de um gato, é melhor que tenha mais de uma bandeja sanitária.


CANTINHO DO GATO
Lugar onde pode ser colocada uma caminha e alguns brinquedinhos, para que ele vá se acostumando a nova casinha. Além claro de muito amor e carinho!


Por,

Bruna Soratto
Acadêmica e Colaboradora do Blog

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...