domingo, 21 de junho de 2009

Saúde: Dois casos suspeitos de Gripe A em Içara


O assunto Gripe A (H1N1) está mais perto do município de Içara do que muitas pessoas podem imaginar. Uma fonte de um dos postos de saúde da cidade revelou ao Blog Jovem e Atual, que duas pessoas do bairro Jardim Elizabete estão com sintomas do vírus que já matou mais de 130 pessoas em todo o mundo, e que já infectou mais de 34 mil. A Vigilância Epdemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os dois casos, porém não revelou para os órgãos de imprensa para não causar pânico na população.

Agentes de Saúde estão visitando todas as residências do bairro para certificar que são apenas estes dois casos, e orientando as pessoas a procurarem os postos de saúde para fazer consultas médicas para tirar as dúvidas quanto a doença. Por, coincidência ou não, muitas pessoas nestes últimos dias deram entrada no Pronto de Socorro do Hospital São Donato com sintomas de gripe: tosse, febre alta, dor no corpo, vômitos. Porém, ainda não se sabe se é apenas uma visorose que está circulando na região.

Saiba mais sobre a Gripe A

Contaminação: O processo de contaminação segundo os cientistas do Centro de Controle de Doenças dos EUA, em conclusão inicial acreditam que o vírus se espalha com facilidade entre suínos (porcos), sendo que o contágio entre pessoas não seria tão simples como os de uma gripe comum.

Sintomas: Os sintomas da Gripe Suína (H1N1) são muito parecidos com os da gripe comum como: febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos.

Imunização: Vacinas somente para os porcos para a prevenção de gripe, para as pessoas ainda não existe vacina. A vacina de gripe comum pode ajudar na prevenção de um outro tipo de vírus suíno o H3N2, porém não existe imunização contra o H1N1.

Organização Mundial de Saúde (OMS): Em uma escala que vai até 6 a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta do nível 3 para o nível 4 já encaminhando para uma possível nova medida pela proporção que está se espalhando o vírus e da enorme possibilidade de variações na mutação do vírus. Caso a OMS altere novamente o nível tudo indica que estamos caminhando para uma pandemia (epidemia mundial).


Por,
Maíra Rabassa
Jornalista Diplomada
Registro SC 1886

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...