quinta-feira, 14 de maio de 2009

Entrevista: Presidente de Sindicato dos Agricultores fala sobre ações para o Meio Ambiente


O Blog e Coluna Onda Verde traz nesta edição entrevista com Jair Destefani (foto), 53 anos. Ele é presidente do Sindicato dos Agricultores de Içara, e está na função por 12 anos. Ele avalia que muitos produtores ainda precisam ter uma consciência maior quanto ao Meio Ambiente, e ressalta que estão apresentando alternativas de cultivo para lavouras que precisam de um número maior de agrotóxicos para ter produtividade, como as de fumo.

Meio Ambiente em Içara:
O Sindicato faz parcerias com entidades visando a conscientização do agricultor no uso dos agrotóxicos. São orientações no manuseio e destinação das embalagens dos mesmos. Ultimamente temos buscado estimular o uso de defensivos orgânicos. Estivemos em Curitiba (PR) participando de um seminário sobre este tema, e foi bastante produtivo.

Novo Código Ambiental e as nascentes de rios:
O Sindicato de forma geral é a favor, mas percebe que a consciência do agricultor em relação às nascentes e córregos deve ser aumentada. Aonde não há mata ciliar, deve ser feito o repovoamento. Hoje 85% das propriedades rurais de Santa Catarina têm menos de 15 hectares de área e, que se não aplicar o Código, 30.000 delas deixaram de existir. Em várias discussões realizadas, os agricultores insistem na aplicação do Código.

E como fica o Meio Ambiente neste caso:
Basicamente, em segundo plano. Os filhos de agricultores já demonstram uma consciência melhor sobre as questões. Mas, em termos ambientais, apenas a questão do agrotóxico é tratada. Não pelo dano ambiental apenas, mas pelo malefício que pode causar ao produtor rural.

Projeto Quati:
O Sindicato pode ser parceiro do Projeto Quati na divulgação junto ao agricultor, em palestras e encontros, e também avalizar o contato com os hospedeiros, tirando as dúvidas que os mesmos possam ter na manipulação das mudas de árvores frutíferas. O Sindicato já busca levar ao agricultor alternativas ao plantio de fumo, sabendo que no futuro a procura pelo tabaco irá cair muito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...