quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Especial: História de Rota de Garibaldi

No período da Revolução Farroupilha, compreendida nos anos de 1835 a 1845, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os farrapos lançaram uma expedição naval composta por duas embarcações: o Seival e o Farroupilha, que partiram em uma tarde da foz do rio Tramandaí com destino a Laguna.

Durante a noite, com o mar revolto, ventos fortes e muita chuva, o Farroupilha naufragou, na altura da, hoje, praia de Campo Bom. Do naufrágio escaparam Giuseppe Garibaldi mais nove companheiros. Os náufragos procuraram abrigo com os humildes pescadores da região, sendo imediatamente acolhidos no meio da noite.

Levando-se em conta o fato de que os náufragos eram tidos como criminosos pelas forças imperiais, estes pescadores arriscaram suas vidas ao acolhê-los, tornando-se cúmplices da revolta. O grupo era escondido durante o dia e conduzidos rumo a Laguna no cair da noite.
Duas coisas marcaram Garibaldi para o resto da sua vida: o senso de hospitalidade sincera e o chá com cana cidreira e o filé de cardosa frito.

Desta forma, os combatentes foram conduzidos até Laguna em segurança, onde se reencontraram com as tropas de Davi Canabarro, que já haviam tomado a cidade.


Texto: Rafaela Cardoso
Jornalista Responsável: Maíra Rabassa (SC 1886)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...