sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pingüins pegam avião e estrada para voltar ao mar

Dois meses e meio após serem resgatados no litoral baiano, 409 pingüins devem ser soltos no mar hoje, no Rio Grande do Sul. Desde julho, cerca de 600 dessas aves chegaram ao nordeste brasileiro levadas por correntes marítimas desde a Patagônia.

Depois de cinco horas de avião (da Força Aérea Brasileira) e mais uma hora e meia em caminhão, a viagem dos pingüins deve terminar em Rio Grande (RS). Eles serão acompanhados por técnicos do IMA, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e do IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, na sigla em inglês).

Os pingüins devem ser devolvidos ao mar no fim da tarde de hoje. "Se não estiverem muito estressados e o tempo colaborar, serão liberados. Caso contrário, suspenderemos a operação até sábado (4)", disse a veterinária do IMA Raquel Velozo.

O IMA abrigava 472 pingüins até ontem (2). As 63 aves que ficaram em Salvador não têm condições de serem liberadas na natureza, segundo Velozo. "Podem morrer de hipotermia, terem dificuldades de caçar e outros problemas."

Inicialmente, o transporte dos pingüins seria feito na quarta-feira (1º), mas o avião da FAB apresentou problemas técnicos. Técnicos do IMA selecionaram ontem 79 pingüins que tinham condições de se juntar aos 330 que já seriam transportados.


Fonte: Agência Folha/ Cristina Castro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...