quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pingüins soltos em SC seguem rumo para o Sul

Os 151 pingüins que foram soltos na manhã desta quarta-feira próximo à Ilha do Xavier, na costa de Florianópolis, já seguem rumo ao Sul. Os animais, que haviam sido encontrados sujos de óleo em praias de Santa Catarina em agosto, foram soltos por volta de 11h30min.

Um lobo-marinho encontrado há cerca de dois meses em Imbituba, no Sul do Estado, e que estava em tratamento, também foi colocado no mar pelos policiais militares ambientais. Os animais foram soltos em uma corrente marítima que segue para o Sul. Segundo o sargento Marcelo Duarte, os pingüins chegam ao Brasil no inverno, trazidos por correntes de águas frias, e retornam para a Antártica a partir de setembro, com as correntes quentes.


Antes, por volta de 10h30min, os animais haviam sido colocados na escuna que os levou até o mar aberto. A embarcação partiu da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha.Segundo o sargento Marcelo Duarte, dos 345 animais recolhidos sujos de óleo, 30 morreram durante o tratamento, no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Florestal do Rio Vermelho. Este foi o primeiro grupo a ser solto.


O segundo, que também é composto por cerca de 150 pingüins, deve ser devolvido ao mar até o final da próxima semana. Além dos policiais, acompanharam a soltura dos animais integrantes da ONG R3 Animal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), do Centro de Defesa Ambiental da Petrobras e da ONG Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (Ifaw).



Fonte: Site Diário.Com/Foto: Pedro Rockembach

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...