domingo, 12 de outubro de 2008

Brasil vai sediar o "Diálogos da Terra no Planeta Água" 2008

O Brasil vai sediar nos dias 26, 27 e 28 de novembro um dos mais importantes eventos de meio ambiente do mundo: o "Diálogos da Terra no Planeta Água", que nesta edição irá discutir os principais temas ambientais da agenda mundial e seus reflexos sobre os recursos naturais, especialmente os hídricos. A agenda será orientada por quatro temas principais: Água e mudanças climáticas, Energias renováveis para uma sociedade sustentável, Novas abordagens para o planejamento territorial e Solidariedade e cooperação Sul-Sul.

Esta será a primeira vez que a Green Cross Brasil realiza o "Diálogos da Terra" na América Latina, e o fará em parceria com a Fundação Renato Azeredo e apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Cerca de 1.800 pessoas, de todos os continentes, são esperadas no Minascentro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entre elas, nomes históricos da política mundial que hoje atuam na defesa do meio ambiente, como o russo Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética, presidente de honra da Cruz Verde Internacional e da Fundação Gorbachev.

Já estão confirmadas também as seguintes presenças: Mohan Munasinghe, vice-presidente do IPCC (Painel Internacional para Mudanças Climáticas), dividiu o Prêmio Nobel da Paz 2007 com Al Gore; Benedito Braga, diretor colegiado da Agência Nacional de Águas – ANA, presidente do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, responsável pelos Fóruns Mundiais da Água de Haia, Kyoto e México; Embaixador Sérgio Duarta, alto representante das Nações Unidas para Desarmamento; Max Fercondini, ator, piloto e idealizador do projeto "Nas Asas do Brasil"; Gerard e Margie Moss, idealizadores dos projetos Brasil das Águas e Sete Rios; Jan Kulçzyk , presidente do Conselho da Green Cross International e empresário; e François de Bernard: filósofo francês de mundialização.

Após as palestras e debates sobre os principais temas da agenda, será elaborada a Carta de Minas Gerais, contendo propostas inovadoras para a redução do desperdício dos recursos hídricos, inclusive com indicadores concretos. Essas propostas do "Diálogos da Terra no Planeta Água" farão parte do 5º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Istambul (Turquia), em 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...