terça-feira, 23 de setembro de 2008

"O Projeto Quati"

Artigo

A iniciativa de uma ação voltada para o Meio Ambiente em disseminar espécies frutíferas atribui-se seguir exemplos das plantas e dos animais, dentre as quais, espécies como o Quati, onde a manutenção da vida na Natureza é de extrema importância para manter o equilíbrio ecológico. Como o Quati possui um nicho ecológico diversificado, além de ser um animal carnívoro têm o hábito de comer frutos carnosos e, muitas vezes, dissemina as sementes por onde caminha.

Mas, as matas nesses últimos anos estão em eminência redução, principalmente no município de Içara, onde há possibilidade de dificultar, ainda mais, esse grandioso trabalho de manutenção da fauna pelo Quati. É ai que entra o Projeto Quati, não de reintroduzir o animal, mas de realizar o papel disseminador de plantas frutíferas na região do município de Içara. Com isso, futuramente, o equilíbrio ecológico possa ser re-estabelecido entre a fauna e flora.

A grande meta desse projeto será de disseminar seis mil mudas de espécies frutíferas, durante um período de dois anos. Para isso serão necessários trabalhos de Educação Ambiental, tendo a participação de pessoas dispostas a colaborarem com a Natureza no plantio das espécies frutíferas, tais como, araçás, gabirobas, jabuticabeiras e entre outras. E com apoio técnico de biólogos, agrônomos e instituições como EPAGRI proporcionarão a efetivação desta ação ambiental, no acompanhamento e desenvolvimento de mudas para o plantio.

O trabalho de Educação Ambiental viabilizará ainda mais a ação deste projeto, pois os colaboradores, os escoteiros, alunos de escolas e entre outras pessoas poderão contribuir através dos plantios, monitoramentos das plantas e sugestões de ações ambientais voltadas reintrodução de espécies nativas frutíferas.

Assim, o grande passo foi dado, e a Natureza agradece! Pois nos próximos anos, outras ações ambientais serão desenvolvidas, a consciência ambiental será aprimorada, e as gerações futuras lembrarão-se destes primeiros passos, e se tornarão mais conscientes da importância da manutenção da BIODIVERSIDADE.


Por Geverson Teixeira, mestre e biólogo do Projeto Quati

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...