quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cereja-do-Mato: um chá digestivo

O Brasil, com sua rica diversidade vegetal, possui várias espécies frutíferas que continuam subutilizadas e em muitos casos praticamente desconhecidas, apesar de apresentarem potencial agronômico.

Dentre as culturas de clima subtropical ou temperado, do Sul do Brasil, destaque vem sendo dado ao araçá (Psidium attleyanum), a pitanga (Eugenia uniflora), e a goiaba-serrana (Acca sellowiana), todas da família das Myrtaceae. No entanto, várias outras espécies ainda continuam praticamente inexploradas, como é o caso da cereja-do-mato, uvaia, uabiroba, guabiju, butiá, grumixama e ingá, entre outras, para as quais os trabalhos científicos continuam escassos.

A cereja do mato apresenta potencial econômico devido às qualidades organolépticas de seus frutos, podendo ser consumidos in natura ou na forma de doces, geléias ou licores e ainda como componente na recuperação de áreas degradadas e também como espécie ornamental, devido à beleza de suas plantas.

Além disso, a cereja-do-mato vem espertando interesse também na área de fitoterápicos. Na medicina popular, as folhas são empregadas em forma de chás, com ação antidiarréica e digestiva. Os frutos de cereja-do-mato apresentam coloração brilhante negro-violáceo, são doces e delicados e muito apreciados pela avifauna em sua região de origem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...