sábado, 16 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra gripe A e B inicia no Brasil no dia 30 de abril

O estado do Amazonas foi escolhido mais uma vez pelo Ministério da Saúde para ser o local do lançamento oficial do Dia de Mobilização Nacional para a Campanha de Vacinação contra a Gripe. O evento será realizado em Manaus no dia 30 de abril, e terá a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Omar Aziz, ministros de países integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outras autoridades nacionais e internacionais.

A data também servirá para marcar o encerramento da Semana de Vacinação nas Américas que, em 2011, completa seu 9º ano de realização, com mais de 323 milhões de pessoas vacinadas em 12 países, sob a coordenação da Opas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio, e este ano tem como slogan ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”.

Em todo o país devem ser imunizadas 23,9 milhões de pessoas, entre idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e menores de dois anos, trabalhadores da saúde que fazem atendimento para influenza e povos indígenas.

A vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B.

Abertura da Semana de Vacinação das Américas será na Colômbia

Este ano, o lançamento oficial da Semana de Vacinação das Américas vai acontecer no dia 25 de abril, na cidade colombiana de Letícia, que faz fronteira com Tabatinga, no Brasil, e com Iquitos, no Peru.

O principal objetivo é garantir imunização nas áreas fronteiriças e indígenas contra diversas doenças, como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche e gripe.

450 mil devem ser vacinados no Amazonas

No Amazonas, a meta da campanha é alcançar 450, 5 mil pessoas, o que representa 80% da população residente nas zonas rurais e urbanas dos 62 municípios do Estado. Entre os indígenas não haverá exclusão de faixas etárias, devendo ser vacinados cerca de 120 mil idosos, adultos e crianças.

Fonte: CBN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...